<$BlogRSDURL$>

domingo, 15 de outubro de 2006

Os Grandes Portugueses - Parte II

Ainda sobre estes, gostaria de saber a quem puxam os escassos leitores do Despachos...

O meu voto maior irá, provavelmente, para D. Afonso Henriques. É graças a ele que falamos hoje a magna lingua lusitana e que temos .pt no final dos endereços da web. Ou será a D. João I? Ou devemos agradecer a D. João IV (primeiro Rei após a Proclamação da Independência, em 1640) por não hablarmos castellano nem termos o .es?

Porventura, o melhor até seria dar o voto a quem glorificou o nome de Portugal além-mar! Vasco da Gama? Infante D. Henrique? D. Afonso de Albuquerque?

E naquilo que melhor nos identifica além-fronteiras? Raro é o estrangeiro que não tenha na ideia que somos um país de "doidos" que declamam qualquer coisa que valha em qualquer lado. Obrigado Camões, Pessoa, Garrett, Bocage, Ary... Ou ainda nas Letras, Saramago, Eça, Lobo Antunes...

Portugal é mais que um país de praias, de mar e de futebol! É o país que lança grandes nomes aos quatro ventos. Vejamos Amália, Dulce Pontes, Cristina Branco, Ana Moura, Rita Guerra. E só dei exemplos femininos. Sim, porque a História não é machista! Tivémos uma D. Inês de Castro, uma Florbela Espanca, uma Maria de Lourdes Pintassilgo.

Entrando ainda na política, quem na ONU não conhece Freitas do Amaral, Mário Soares, Durão Barroso ou António Guterres? Nem os mais distraídos, concerteza!

E agora que estamos tão mais virados para o desporto, com a febre gerada pelo Euro2004, quem esquecerá Luis Figo, Cristiano Ronaldo, José Mourinho, ou a Rosa Mota, Carlos Lopes ou a nova e valiosíssima Vanessa Fernandes?

Estaria aqui horas a lembrar-me de Grandes Nomes... O facto é que fiquei mais confuso ainda! Ajudem-me a decidir!!!

by: magus confusus est!

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?